05/10/2017 às 10h59min - Atualizada em 05/10/2017 às 10h59min

Paes Landim apoia a criação da Universidade do Delta do Parnaíba, separada da UFPI

PTB

 

O Projeto de Lei 5272/16, que cria a Universidade do Delta do Parnaíba (UFDPar) por desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi aprovado, na quarta-feira (4), pela Comissão de Finanças e Tributação com o apoio do deputado Paes Landim (PTB-PI). O relator foi o deputado Benito Gama (PTB-BA), que também recomendou a aprovação da matéria.

 
A sede da nova universidade será em Parnaíba (PI), onde atualmente está um dos cinco campi da UFPI. Com isso, todos os cursos, profissionais e alunos que pertencem atualmente ao campus regional da federal do Piauí passarão para a nova universidade.
 
Paes Landim defendeu a aprovação da proposta durante o debate na comissão, afirmando que a nova universidade vai impulsionar o desenvolvimento da região.
 
“O campus de Parnaíba tem 17 cursos de graduação, 5 cursos de pós-graduação, e 9 mil estudantes. Parnaíba é filha do Meio Norte, é uma cidade vocacionada para ser universidade”, avaliou.
 
Patrimônio
 
A Universidade do Delta do Parnaíba ficará com o patrimônio do campus já existente na cidade, além de doações e aquisições. Os recursos da UFDPar virão do Orçamento da União e de subvenções de entidades públicas e particulares e convênios, entre outros.
 
“De recursos, em 2017, só o campus Parnaíba recebeu R$ 16 milhões apenas do Orçamento de 2016, já se preparando para ser universidade. Este ano são previstos R$ 2 milhões em emendas impositivas de bancada. Então, há todas as condições para se tornar universidade”, observou Paes Landim.
 
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, quando não precisa necessariamente passar pelo plenário da Câmara dos Deputados, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »